Criar uma Loja Virtual Grátis
Conheça o Rio de Janeiro

Praia de Copacabana e Forte do Leme, Rio de Janeiro

A praia mais famosa do Brasil merece ser visitada e o forte possui uma linda vista

 

A Praia de Copacabana e o Forte do Leme ficam na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e são atrações imperdíveis. Ir ao Rio de Janeiro sem passar por Copacabana é praticamente impossível, é o bairro mais famoso da cidade e o mais visitado. Mas como é passar o dia nesta praia? E o Forte do Leme, vale a pena visitar? Saiba todos os detalhes aqui no blog.

 

Com mais de 4 quilômetros de extensão, a Praia de Copacabana é a mais famosa praia da cidade e talvez a mais conhecida do Brasil. A praia possui uma extensa faixa de areia e possui águas claras, quase sempre próprias para banho. Caminhando pela orla, você encontrará diferentes tipos de pessoas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Um belíssimo calçadão contorna toda a orla da praia, com vários quiosques servindo diferentes tipos de petiscos, além de bebidas.

 

Durante o início da manhã e o final da tarde, este calçadão sempre fica cheio de pessoas fazendo caminhada ou pedalando pela ciclovia, que fica ao lado do calçadão. À noite, a praia fica toda iluminada e várias pessoas passam por lá, seja para ir na famosa Feirinha de Copacabana, seja para caminhar pela orla, ou até mesmo ir em um dos diversos restaurantes, bares e pubs encontrados por lá.

  

Se você deseja se hospedar em Copacabana, uma infinidade de hotéis podem ser reservados. É lá que está o Copacabana Palace, o mais charmoso e luxuoso hotel do Rio de Janeiro. Diversos eventos são realizados nas areias da Praia de Copacabana, e o mais famosos deles é o reveillón. Dito por muitos como a mais bela queima de fogos do mundo, o Reveillón em Copacabana reúne mais de 2 milhões de pessoas todos os anos com mais de 15 minutos de show pirotécnico.

 

 

O Forte do Leme ou Forte Duque de Caxias, fica na extremidade direita da Praia de Copacabana no topo do Morro do Leme, sendo uma das mais antigas fortalezas da cidade do Rio de Janeiro. Além de curtir uma vista deslumbrante para a Praia de Copacabana, a subida ao até o Forte é um ótimo passeio ecológico.

 

O Forte foi construído entre 1776 e 1799 quando o Brasil era parte do Império Português. Sua missão era avistar naves invasoras e avisar as fortalezas na Urca. Os canhões eram capazes de atingir navios a longa distância para proteger a costa contra invasões. O Forte foi reformado em 1895 e passou a se chamar Forte do Leme e em 1918 recebeu os canhões Krupp. A partir de 1935 passou a se chamar Forte Duque de Caxias em homenagem ao general brasileiro de mesmo nome.

 

 

Para realizar o passeio você precisará ir até a Praça Almirante Júlio de Noronha no final da Av Atlântica, onde há um Centro de Estudos do Exército. Próximo ao portão de entrada há uma bilheteria onde você poderá adquirir o ingresso .

Em seguida dirija-se ao início da Trilha de subida ao Forte. A subida se dá por uma estradinha de paralelepípedo em meio a mata, onde há vários mirantes naturais com belíssimas paisagens.

 

 

A subida dura cerca de 30 minutos e recomenda-se o uso de tênis ou sapatos fechados, pois a trilha é muito íngreme. Se possível, leve uma garrafa de água, pois não há nenhum tipo de comércio no Forte. Durante a subida, você poderá avistar alguns animais como passarinhos, borboletas e micos.

 

No topo do Morro do Leme, é possível avistar várias partes da cidade como a Praia de Copacabana, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e até a Pedra da Gávea. É possível conhecer as dependências da fortaleza e visualizar os canhões Krupp de 280mm, a estação de força, o centro de controle e o paiol de munição.

 

Na parte mais alta da Fortaleza, há duas lunetas à disposição para os visitantes observarem a paisagem com mais detalhes.